Tens conta Revolut? Atenção ao IRS
Aug 05, 2024
Revolut, o que é?
Há cada vez mais pessoas com conta aberta na Revolut. Para além de não cobrar comissões, a Revolut permite pagamentos em diferentes moedas sem cobrar taxas de câmbio e ainda é possível levantar dinheiro no estrangeiro, sem pagar taxas de levantamento (até 200€ por mês).
Abrir conta na Revolut é uma escolha comum para quem gosta de viajar, mas não só. Se costumas fazer compras online e com empresas de diferentes países, usar esta conta é uma opção inteligente visto que nunca irás pagar taxas de câmbio.
Criar uma conta Revolut é grátis, mas em alguns casos podes ter de pagar para obter o cartão físico.
Declarar a conta Revolut no IRS
Até 2022 não era necessário declarar a conta Revolut na declaração de IRS, pois esta conta era uma conta de pagamento mas o ano passado tudo mudou.
No IRS de 2023 referente a 2022, é sim obrigatório declarar a conta Revolut, pois esta passou a ser uma conta bancária. Assim, todos os contribuintes portugueses que têm conta Revolut devem de o comunicar na declaração de IRS de 2023 (referente a 2022).
Como declarar a conta Revolut?
Se tens Revolut tens de declarar o teu IBAN no quadro 11 do Anexo J da declaração de IRS. Atenção, esta comunicação é meramente informativa e não dá lugar a qualquer tipo de pagamento.
Vê de seguida nas imagens como fazes esta comunicação:
1º: Acrescenta o Anexo J à tua declaração de IRS;
2º: Abre o quadro 11;
3º: No quadro 11 coloca o teu IBAN e código BIC (é REVOLT21).


Como sei o meu IBAN da conta Revolut?
Para consultares o teu IBAN, basta entrares na App da Revolut e clicares no canto superior esquerdo com as tuas iniciais. Irás aceder a uma página com o teu IBAN, BIC e outras informações sobre a tua conta.

Para estares por dentro de todas as novidades segue-me no Instagram @vamosimplificar